<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, setembro 28, 2004

Eckernförde 



Visto ter morado em Kiel, essa foi a cidade onde fiquei e de onde parti para as várias visitas que fiz. Para mais Kiel, não só é a capital do estado de Schleswig-Holstein, mas está também estrategicamente situada na costa do Báltico, sensivelmente no centro do estado. Kiel é também uma porta marítima para a Escandinávia e alguns paises de leste. Nomeadamente existem partidas diárias em gigantescos navios para Gotemburgo, Oslo, Copenhaga, Riga, Tallimm e São Peterburgo.

Mas sobre Kiel falarei mais à frente. Partindo de Kiel rumo a norte, pela margem do Báltico, passamos obrigatoriamente pelo Nord-Ostsee-Kanal, que é simplesmente o maior canal artificial da Europa, e que liga o Mar Báltico ao Mar do Norte ao longo de 98,7 kms. Uma obra digna de ser vista e que é utilizada para a passagem de navios de carga de elevado porte, que, graças a este canal, poupam cerca de 300 kms de viagem.



E assim chegamos à nossa primeira paragem, a agradável cidade costeira de Eckernförde. Esta é uma das praias mais agradáveis de toda a costa do Báltico, mar este que é normalmente muito calmo, quase como um gigantesco lago, como podem ver pelas fotos. Essas simpáticas “cadeiras” que se vê na praia são uma invenção germânica para combater a usualmente fria (exceptuando os meses de Julho e Agosto) brisa do mar. Nelas podemo-nos sentar agradavelmente com a nossa companhia e no quentinho apreciar a paisagem perante nós. Podemos inclusive alugar uma que esteja consideravelmente isolada...



Uma nota importante. Nas praias alemães é necessário pagar uma entrada. O sistema funciona usualmente como os parquimetros. Ou seja, tiramos um bilhete para o tempo que desejamos estar na praia e lá vamos nós. Eu sei, é ridículo, e é obvio que eu nunca paguei tal coisa, nem pretendo pagar. Um português pagar para estar numa praia alemã é no mínimo ridículo. Claro que se quiserem fazer um dia de praia, aí a compra do bilhete é essencial porque mais tarde ou mais cedo alguém virá controlar. Mas para um passeio esqueçam lá isso...



Passeando pelo longo areal somos surpreendidos ao encontrar o restaurante Algarve. O ideal para se comer uns belos pratos portugueses, num excelente ambiente e com vista para o mar. Para quem, como eu, lá esteve algum tempo, este restaurante é uma verdadeira preciosidade (o único em toda a costa), e nem preciso de dizer que tenho aqui bons amigos que sempre gosto de rever. E que têm bom gosto, visto o vinho da casa ser do Cartaxo (é verdade, exportamos para a Alemanha) J Se um dia por lá passarem digam que vão da minha parte e têm uns cafezinhos portugueses garantidos, por conta da casa (outra preciosidade na Alemanha - café Delta).

A. Narciso @ terça-feira, setembro 28, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer